A criação do Sistema único de Saúde (SUS) no Brasil implicou em profundas na atenção em saúde no país, que por um lado representaram avanços, principalmente no que tange ao acesso da população aos serviços públicos de saúde, e, por outro, (re) configuraram desafios para a efetiva aplicação de seus princípios.
Alguns exemplos desses desafios são a precarização das relações de trabalho, o baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, a pouca participação dos profissionais da área da saúde nos processos decisórios, a desvalorização dos trabalhadores e a atenção centrada na doença desconsiderando as dimensões subjetias e sociais do indivíduo, somados as desiguadades sociais existentes no país.
Diante dessa realidade, o Ministério da Saúde (MS) criou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) no ano 2000, que propôs um conjuto de ações com vistas a melhorar a qualiade e a eficácia dos serviços de saúde prestados nos hospitais públicos. Essa foi uma resposta às constantes queixas dos usuários por maus tratos nos hospitais tendo como objetivo fundamental " aprimorar as relações entre profissionais de saúde e usuários, dos proficionais entre si e do hospital com a comunidade".
REFERÊNCIA:
BECK, CLC. LISBOA, RL. Humanização da Assistência de Enfermagem: percepção de enfermeiros nos serviços de saúde de um município. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 março; 30 (1): 54-61.
REFERÊNCIA:
BECK, CLC. LISBOA, RL. Humanização da Assistência de Enfermagem: percepção de enfermeiros nos serviços de saúde de um município. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 março; 30 (1): 54-61.
A humanização na assistência não surgiu só quando o MS implantou, surgiu há muitos anos atrás com as enfermeiras precursoras da enfermagem, como por exemplo, Florence Nightingale, Ana Néri. Isso serve de reflexão para os profissionais de saúde que apesar das dificuldades daquele tempo, mas seus atendimentos eram humanizados porque nos dias de hoje não se faz um atendimento humanizado! Isso é para refletir!
ResponderExcluirAntigamente, os cursos da área da saúde eram totalmente focados para a prestação de cuidados da doença do paciente e não se falava na questão de assistir o cliente como um ser íntegro. A Humanização tem que envolver diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde, que são os usuários, trabalhadores e gestores. Com isso, os profissionais de saúde devem estar em contínuo aperfeiçoamento, para que seja prestado um atendimento humanizado. Com a implantação da Política Nacional de Humanização, esperamos atingir esse objetivo!
ResponderExcluir