quinta-feira, 9 de junho de 2011

Enfermagem e o Cuidado Humanizado

·         Por Maria Aparecida Bortolatto de Candia
·         Publicado 27/05/2009

O cuidado mais humanizado é uma forma de expressar relacionamento com o outro ser, a fim de se obter plena, não se restringindo apenas em atividades, que proporcionam meios de sobrevivência.
Uma expressão de carinho e interesse é característica humana. A enfermagem é uma disciplina, que lida com o ser humano, que é um ser em evolução, tem que haver humanização.
O cuidado humano tem sido amplamente estudado em áreas, como na psicologia e filosofia.
Mais modernamente tem sido também abordado na educação e na saúde. A enfermagem hoje resgata e discute a ampliação da arte de cuidar, introduzido e profissionalizado por Florence Nightingalle.
Com o passar do tempo o cuidar tornou-se mecanizado, fragmentado e tanto as pessoas que cuidam como as que recebem cuidado, parecem ter esquecido de que esta habilidade ou qualidade, além de constituir uma ação, é um valor, um comportamento, uma filosofia, uma arte e ciência.
Os enfermeiros devem ser atuante no processo ensino-aprendizagem, atuando não só na administração das atividades, mas sim estar em constante interação com o meio cuidar/cuidado, extraindo elementos, contribuindo e melhor identificando soluções para os problemas, e através de seu conhecimento, desenvolver a humanização.

 Referência:
Acd. Enf. Adrilene Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário