A Clínica Ampliada é um trabalho clínico que visa ao sujeito e à doença, à família e ao contexto, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidade. Utiliza como meios de trabalho: a integração da equipe multiprofissional, a descrição de clientela e a construção de vínculo, a elaboração de projeto terapêutico conforme a vulnerabilidade de cada caso, e a ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença (PNH, Ministério da Saúde, Textos Básicos, 2006).
Muitos profissionais tendem a considerar tudo o que não diz respeito às doenças como uma demanda “excessiva”, algo que violentaria o seu “verdadeiro” papel profissional. A Clínica Ampliada, no entanto, não desvaloriza nenhuma abordagem disciplinar. Ao contrário, busca integrar várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é necessariamente transdisciplinar e, portanto, multiprofissional. Trata-se de colocar em discussão justamente a fragmentação do processo de trabalho e, por isso, é necessário criar um contexto favorável para que se possa falar destes sentimentos em relação aos temas e às atividades não restritas à doença ou ao núcleo profissional.
Esse nova postura dos profissionais de saúde demonstra a mudança diante daquela visão antiga de trabalho da medicina tecnicista que só visava a doença, e a humanização muda todo esse pensamento e criando uma nova postura desse profissional que tem outra visão daquele paciente que busca um atendimento na unidade de saúde. A Clínica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viverem outras coisas na sua vida.
Referência
BRASIL, Ministério da Saúde; Humanização do SUS- Clínica Ampliada e Compartilhada; Brasília-DF, 2009.
A Humanização no atendimento ao cliente tem mostrado resultados positivos nas instituições que implantarão esse método de assistir ao doente com mais dedicação, amor, e integralidade.
ResponderExcluirA pratica tecnicista traz desvantagens na assistência porque não acolhe o individuo, sendo este tratado apenas como um doente.
A Clínica Ampliada veio com o intuito de fazer com que os profissionais de saúde vejam o cliente como um ser holístico, ou seja, como um todo, e fazer também com que a assistência humanizada seja implementada nos três níveis de atenção (primário, secundário e terciário).
ResponderExcluir